DICAS E CONSELHOS SOBRE MARCHETARIA


Buracos e falhas nas madeiras

Para corrigir defeitos ou pequenos buracos na madeira, ou o espaço entre junções, você pode usar uma massa feita com cola branca e o pó de serragem (resultante do lixamento da madeira):
Coloque um pouco de serragem em um pedaço de papel ou papelão, a seguir coloque um pouco de cola e misture com um palito até formar uma pasta homogênea, aplique nos pequenos buracos e falhas; deixe secar por 48 horas e só então proceda ao lixamento e envernização.

Cêra de abelha (receita)

Valorize seus trabalhos em Marchetaria, ou mesmo seus móveis e outros objetos de madeira preservando-os com esta cêra:
100 gramas de Cêra de Abelha
100 gramas de Cêra de Carnaúba
200 gramas de Parafina
1/2 litro de Aguarrás
Derreta os ingredientes sólidos em banho-maria, mexendo com uma colher de madeira, acrescente aos poucos a aguarrás até obter a consistência dese jada, despeje ainda quente em um recipiente (lata) de metal ou alumínio com tampa, espere esfriar e feche bem. Aplique sobre a superfície da madeira com um pedaço de algodão dobrado e lustre com uma flanela.

Manchas de cola na madeira

Evite manchas de cola branca em seus trabalhos, para isto basta que você limpe os excessos de cola com um pano umedecido em água morna, isto deve ser feito antes que a cola seque.

Régua "Mágica"

A fim de evitar que sua régua de aço escorregue quando você estiver cortando as folhas de madeira, cole um pedaço de lixa número 120 na parte de baixo da mesma, com cola de contato, recorte as sobras e rebarbas com um estilete. Com esta simples dica se obtém mais precisão nos cortes.

Receita de verniz de goma-laca indiana

Ingredientes:
1 Litro de álcool absoluto
200g de goma laca indiana
1 esponja de aço
1 funil
1 garrafa plástica de 2 litros

Confecção da "Boneca"

1 pedaço de pano 25cm x 25cm de algodão ou linho
estopa de pintura
1 pote de vidro p/guardar a boneca

Coloque na garrafa plástica com o auxílio do funil os flocos de goma-laca, caso estejam muito grandes triture-os antes, despeje na mesma ½ litro do álcool, feche e agite por 10 minutos, acrescente o restante do álcool. Agite o conteúdo por 10 minutos todos os dias durante 15 dias, no 15º dia coe o conteúdo colocando uma esponja de aço no funil, guarde e feche bem a garrafa. Prepare a boneca dobrando o algodão uma vez, coloque a estopa de pintura no centro, una as quatro pontas e amarre-as com um barbante de modo a formar um saquinho amarrado. Coloque um pouco de vaselina na boneca e esfregue-a em várias direções em um pedaço de madeira. A superfície a ser envernizada deve estar lixada e limpa, molhar a boneca na goma-laca, passar sobre a superfície em movimentos rápidos em forma de 8 nos dois sentidos, não pare com a mesma pois poderá manchar a madeira. Deixe secar durante 24 horas, passe suavemente uma lixa fina nº320 ou superior, aplique a 2a demão. Repetir a operação tantas vezes quantas forem necessárias para chegar a espessura desejada da goma-laca sobre a superfície da madeira, repetindo sempre os passos anteriores, pausa de 24horas, lixamento, etc. Após o término aplicar cera de abelhas e polir com flanela.

Obs.:

- Utilize somente álcool absoluto, outro tipo de álcool não dissolve os flocos de goma laca.
-Guardar a boneca sempre úmida dentro do pote de vidro e fechar bem.
-Você pode perfumar a goma-laca com algumas gotas de essência a base de álccol ou usar cânfora em pedras que se dissolvem com a agitação.

 

www.marchetaria.org